Sempre fazemos os planejamentos respeitando os eixos temáticos orientados pelo Proinfância, que é um programa de formação continuada para os nossos professores. Nesse bimestre, trabalhamos o Tema “Conhecendo a si mesmo e aprendendo a se relacionar”. As atividades foram realizadas a partir do Sub-Tema Contação de Historias. Oportunamente, nesse período fomos agraciados com esse belíssimo espetáculo onde levamos nossas crianças pra visitar e ver pessoalmente uma peça teatral, contos fabulosos, apresentando de forma dinâmica e divertida.
Conexão Cultural
PROGRAMAÇÃO
18 de abril (quarta)
Manhã:
09h – Cia Cabriola – Espetáculo: “Fábulas Fabulosas”
Este espetáculo recria os ambientes fictícios e os personagens dos contos de Hans Christian Andersen, numa adaptação original que versifica suas narrativas, aproximando-as de uma identidade brasileira, aludindo ao contador popular, ao cordelista e ao trovador.
Além de estimular a leitura das obras literárias de Andersen, estimula o resgate da tradição oral dos contos fabulosos, apresentando, de forma dinâmica e divertida, recheado com canções inspiradas no nosso folclore popular e temperado com a poética visual do teatro de bonecos.
São contadas as seguintes histórias:
O soldadinho de chumbo - Em meio aos brinquedos de um menino, um valente soldadinho de chumbo perneta enfrenta inúmeras aventuras, movido pelo incondicional amor a uma pequena bailarina de papel.
O Sargento Verde – um soldado no golpe de sorte encontra uma mulher que lhe oferece recompensas para que busque sua fortuna. Um diálogo mistérios que envolvem o mundo mágico.
O ROMANCE DO VAQUEIRO BENEDITO
Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são clássicos da cultura popular, e trazem parentesco próximo com os personagens da Commedia Dell`Arte; Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou Lá Hoje e Briguelinha. Outros já são bem brasileiros; Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vêm Janeiro Vai. Alguns são mitológicos; Alma da Defunta Sem Vergonha, Zé Lusbel e Jaraguá. Outros são animais simbólicos como a cobra grande Carpina, o Bumba-meu-boi Estrela, o urubu Limpa Mundo e o passarinho Boa Nova. Esses são básicos, mas outros podem entrar ao sabor dos improvisos e da comunicação direta com o público. O roteiro pode variar também de brincadeira para brincadeira, mas sempre tratará de questões particulares que se universalizam por identificação com qualquer platéia.