domingo, 11 de setembro de 2011

Solidariedade transforma Creche

Voluntários e representantes do Comitê
Alegria e esperança. Esses foram os sentimentos que predominaram na Escola e Creche Comunitária Emanuel durante a Semana do Voluntariado 2011, realizada pelo Comitê de Cidadania dos Trabalhadores do Complexo Industrial Ford Nordeste. Para comemorar a ação, uma festa foi realizada no sábado (10/9), na sede da Creche, no Ponto Certo, em Camaçari.
Funcionários do Complexo Ford e dezessete empresas que compõe o Comitê realizaram várias melhorias na Creche Emanuel. As ações envolveram a estrutura física, a exemplo da terraplanagem, contenção da área externa, reboco e pintura do murro, além da criação de fachada. 
Videoteca
A Creche também foi contemplada com um toldo, estante, rack, vidros para janelas, batedeira, liquidificador, pratos, copos, talheres, panelas, microsystem, aparelho de DVD, lençóis, toalhas, roupas, colchonetes, tapete emborrachado, material escolar, brinquedos e videoteca. 
Na opinião de Ruth Oliveira, representante do Comitê, “uma ação positiva gera outras ações positivas”. Ruth explicou citando que após criarem a fachada, a Creche ganhou visibilidade e recebeu doação de cesta básica. “Estamos muito satisfeitos em estar realizando essa transformação”, garantiu.
Brinquedos doados
A estudante Adriane Almeida, 17 anos, é voluntária na Creche há sete meses e acredita que “ninguém consegue nada sozinho”. Adriane afirma ainda que “com as ações desenvolvidas pelo Comitê da Cidadania as crianças vão perceber que existem pessoas que podem ajudar”, frisou.
Sorridente, Daniela da Silva, mãe da pequena Alana da Silva, três anos, contou que a filha entrou na creche quando tinha um ano. “Eu precisava trabalhar. Ela aprendeu muita coisa aqui. Ela não fazia nada, depois, ela se desenvolveu muito, começou a fazer atividades e outras coisas. O espaço é bom, as pessoas que tomam conta também. Não existe outra igual em Camaçari”, enfatizou.
A diretora da Creche, Eunice Pereira, agradeceu a todos que contribuíram direta e indiretamente com as melhorias realizadas na instituição. “Todos sabem que uma das metas do milênio é a educação. E graças à ajuda de todos nós estamos conseguindo atingir esse objetivo. Lembrando que o lema é: Nós podemos”, disse emocionada.
Eunice Pereira, diretora da Creche Emanuel
Como forma de agradecimento, as crianças realizaram apresentações musicais e encenação de uma ciranda infantil.
Empresas que contribuíram
ABB, Autometal, Benteler, Cauré, Colauto, DHL, Faurecia, Ford, Lear, Maxcoat, MSX, Oberon, Pilkington, Valeo, Versatire, Visteon, Voith.
Crianças da creche e voluntários

Encenação da Ciranda Linda Rosa Juvenil

Pintura facial

Memorial

Brincadeira de roda na área externa

Lanche

Fachada da Creche

domingo, 4 de setembro de 2011

Escola e Creche Comunitária Emanuel

Fundada em fevereiro de 1996, a instituição parou de funcionar um ano depois por falta de parceiros. Em 2003, a direção da organização foi modificada e as atividades retomadas.
Inicialmente a instituição funcionou em uma casa cedida, posteriormente em um imóvel alugado, e em 10 de dezembro de 2010, através da parceria com o Instituto Carlos Roberto Hansen, da empresa Tigre, a organização consegue construir uma sede.
O horário de funcionamento da organização tem início às 8 horas e segue até às 17 horas. Três auxiliares de classe, duas cozinheiras e uma fonoaudióloga ajudam voluntariamente a organização. 
Quarenta crianças, entre dois e quatro anos, são beneficiadas pela organização, em tempo integral. Atividades educativas e lúdicas são desenvolvidas na instituição. Um projeto na área de esporte (escolinha de futebol) deve ser implantado em breve, bem como um na área artística (ballet), ambos devem atingir setenta crianças, as quarenta da instituição e mais trinta da comunidade.
A organização é mantida pela Associação de Pais e Mestres Escola e Creche Comunitária Emanuel do Ponto Certo (APMECCEPC). Entre 2003 e 2009 a empresa Sol Embalagem foi parceira da instituição. A Sol contribuiu com fardamento, material didático, alimentação e aluguel do antigo imóvel onde a Creche funcionava.
Atualmente, o Instituto Carlos Roberto Hansen, da empresa Tigre, é o parceiro que contribui regularmente, a cada dois meses, doando alimentos, material de limpeza e material didático, além de doar também o fardamento das crianças, anualmente. 
A empresa White Martins, recentemente, realizou uma ação pontual que possibilitou reparos na infra-estrutura da organização.